Estivadores prometem fazer protesto pacífico nesta quinta-feira

O acordo de contratação mista – com 50% de mão de obra avulsa e 50% por regime celetista (CLT) – chegou ao fim, entretanto, os sindicatos dos Estivadores (Sindestiva) e dos Operários e Trabalhadores Portuário (Sintraport), se reúnem nesta quinta-feira,  às 9 horas, em Brasília, com a Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport), para mais uma rodada de negociações. Enquanto acontece o encontro, as categorias garantem que haverá um protesto pacífico em frente à empresa.

Na última quinta-feira a Embraport diz ter apresentado uma nova proposta aos representantes das duas classes. A oferta prevê a continuidade da operação mista até dezembro deste ano, sendo que, de janeiro a março de 2014, as operações passariam a contar com os avulsos em um porteiner por navio. A partir de abril de 2014, a empresa começaria a atuar com 100% de mão de obra celetista, podendo requisitar os trabalhadores avulsos a seu critério.

Os presidentes dos sindicatos afirmam, no entanto, que não receberam nenhuma proposta oficial da empresa. Segundo o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado, se a oferta não for alterada, com certeza haverá mais manifestações dos trabalhadores.

“Se for apresentada essa proposta não tem como a gente aceitar. Como vamos concordar em trabalhar com avulsos até o fim de dezembro e depois ter vínculo total, se com as outras empresas (terminais portuários) estamos fechando um acordo meio a meio (50% avulso e 50% CLT), a Embraport tem que ter a mesma linha”, declara.
O sindicalista garante que se nada ficar resolvido hoje – após a reunião –, as manifestações voltam a acontecer. “Se nada ficar acertado, nós vamos continuar abertos as negociações, agora, os protestos vão ser intensificados, pois nós não podemos aceitar uma proposta dessas”, diz.
O presidente do Sintraport, porém, acredita que a situação possa ser ajustada da melhor forma possível. “A nossa experança é que amanhã (hoje), eles (Embraport) e o Governo caiam na real e vejam que, se nós já estamos em acordo com os outros terminais, então, que eles (empresa) façam também. É melhor isso, do que extinguirem duas categorias de avulsos”, conta.
A Tribuna Loja Web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s