Soluções em logística voltam ao debate

Representante da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários falou sobre o evento na Fiec

O V III Seminário SEP de Logística, que acontecerá de 20 a 23 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, está sendo visto por empresários e governantes como uma grande oportunidade para que os setores público e privado se unam em torno dos problemas mais críticos de logística do Brasil e formulem um cronograma de providências para os principais gargalos.

Seminário busca despertar consciência dos gestores e ampliar a competitividade
FOTO: KID JÚNIOR

Durante o evento, promovido pela Secretaria Especial dos Portos (SEP), representantes dos governos federal, estadual, municipal, e do setor de transporte de carga e logística, discutirão as ações que estão sendo realizadas atualmente e as que estão previstas para melhorar a infraestrutura.

Para o superintendente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Eduardo Bezerra, o seminário será fundamental para despertar a consciência dos gestores públicos e do empresariado brasileiro no que se refere a problemas logísticos, que contribuem para que o País não seja mais competitivo.

Embora lembre que a logística não está ligada apenas ao transporte de cargas, já que envolve processos que vão da produção ao destino final das mercadorias, Eduardo Bezerra destaca que o transporte é o mais importante. “Não adianta pensarmos em diversificar nosso mercado se ainda temos grandes entraves na área de logística”, afirma.

Ele aponta três problemas comuns em todo o território nacional. O primeiro está ligado à situação das rodovias, que encarece o transporte rodoviário. Depois, Eduardo Bezerra cita a inexistência de um transporte ferroviário eficiente. Por último, fala da logística dentro dos próprios portos. “A burocracia nos portos também é grande. Enquanto na China movimenta-se cinco documentos, no Brasil são nove”, diz

Além do seminário, será realizada, no mesmo período, a V Expolog – Feira Nacional de Logística, em que para que empresas apresentem produtos e serviços. Ontem, organizadores do V III Seminário SEP de Logística se reuniram, em almoço na Fiec, com representante da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegários (ABTRA), parceira no evento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s