Brasil firma acordos para exportar máquinas para a África

Da Assessoria de Comunicação Social do MDIC – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, assinou memorandos de entendimento do governo brasileiro com os países africanos de Senegal e Zimbábue, sobre o Programa Mais Alimentos Internacional, durante a Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Rio Grande do Sul. Os documentos selam o compromisso entre estes governos para dar garantias ao financiamento das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos de uso agrícola, por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex).

“Estes acordos viabilizam importantes trocas comerciais com o continente africano para que possamos ter preponderância nestes mercados. Há uma grande convergência. Ajudamos no desenvolvimento destes países irmãos, com quem partilhamos um destino comum, e, ao mesmo tempo, desenvolvemos mais a nossa indústria de máquinas e equipamentos”, disse Schaefer na ocasião, em que mencionou ainda que o governo brasileiro pretende expandir os recursos do programa nos próximos anos.

O ministro das Finanças de Senegal, Amandou Kane, que veio ao Brasil para firmar o acordo, disse que o seu país se inspira no modelo do agronegócio brasileiro e que busca implementar melhorias nas áreas de sementes e cultivo, irrigação, e mecanização do campo. “Estou certo que os equipamentos brasileiros são os melhores para o Senegal porque possuem a tecnologia adequada para o uso em nosso país”, considerou. Pelo governo de Zimbábue, o acordo foi assinado pelo embaixador do país no Brasil, Thomas Bvuma.

Também presente ao evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Programa Mais Alimentos, pelos seus êxitos alcançados, passou a ter repercussão internacional e outros países vêm procurando adotar sistemas semelhantes e importar máquinas brasileiras para modernizar as suas atividades agrícolas. “Dessa maneira, é possível aumentar a tecnologia e a produtividade no campo”, comentou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s