Intermodalidade no transporte de cargas e passageiros é tema no 22º Congresso SAE

Especialistas discutem interoperabilidade, intermodalidade e qualificação de operadores do sistema ferroviário brasileiro

A intermodalidade e a interoperabilidade como solução no Brasil para a eficiência na logística de cargas e de passageiros; e as estratégias para o domínio da tecnologia e qualificação técnica de operadores do sistema metro-ferroviário serão os principais assuntos do Painel Ferroviário do 22º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, de 7 a 9 de outubro, Expo Center Norte, em São Paulo.
O painel será realizado no dia 8 de outubro, às 8h30, no auditório Santana 1, Pavilhão Azul. Para Paschoal De Mario, diretor do comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL, assessor do Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e gestor da ABNT – Comitê Brasileiro Metro-ferroviário, as soluções para a melhoria da mobilidade de passageiros e carga são urgentes para o Brasil. “Os problemas do transporte público nas grandes cidades do País e do escoamento da safra brasileira, falam por si”, destaca o engenheiro.
Palestrantes – Os convidados do painel Intermodalidade e Interoperabilidade são Sergio Guedelha Coutinho, sócio-diretor da Guedelha Associados, especialista em radiopropagação, padronização de sistemas de comunicação e de sinalização ferroviária no Brasil, que vai falar sobre gerenciamento de composições em uma mesma linha e da integração entre os modais ferroviários e sobre rodas no transporte de carga e de passageiros.
Debaterá com ele Pedro Armante, engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pela Poli/USP, diretor da AEAMESP (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô de São Paulo) e especialista da gerência de Planejamento de Transportes do Metrô de São Paulo, que atualmente desenvolve estudos funcionais de rede e linhas de metrô.
Jean Pejo, engenheiro mecânico e representante da ALAF – Associação Latino Americana de Ferrovias e do Congresso Pan americano de Ferrovias no Brasil, mediará o debate.
No painel sobre estratégias para o domínio da tecnologia e qualificação técnica de operadores do sistema metro-ferroviário o debate será entre Ricardo Figueiredo Terra, diretor-técnico do Senai, e Plínio Assman, engenheiro mecânico e ex-presidente do Metrô de São Paulo durante a implantação da primeira linha do Brasil, e fundador da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Vicente Abate, presidente da ABIFER, será o mediador.
O Congresso – Além da tradicional Mostra Tecnológica com as últimas novidades tecnológicas de empresas ligadas à mobilidade e da apresentação de cerca de 150 trabalhos técnicos (papers) desenvolvidos por engenheiros que atuam em empresas e universidades do Brasil e do Exterior, o Congresso SAE BRASIL 2013 terá 22 painéis, com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Qualidade e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves.
Para Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, o evento é resultado do apoio da entidade ao desenvolvimento técnico-científico da mobilidade. “A pesquisa científica não se dá apenas na universidade, é preciso proporcionar aos profissionais do setor e estudantes o ambiente propício à inovação, que promova a interação e estimule a realização de pesquisas competitivas”, aponta Bastian.
——————————————————————————————————
fonte: Segs.com.br valoriza o consumidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s