Terminal da ALL obtém licença de operação

O Governo do Estado anunciou ontem (5) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Operação (LO) do Terminal Intermodal de Rondonópolis  à América Latina Logística (ALL). Segundo o Estado, o Terminal deve começar a operar em caráter experimental até o final de agosto ou início de setembro, com 70% de sua capacidade máxima.  No entanto, segundo o prefeito Percival Muniz, ainda faltam algumas pendências para resolver com a empresa, mas que a expectativa é que tudo esteja finalizado até semana que vem.

Terminal deve começar a operar em caráter experimental até o final de agosto ou início de setembro

O prefeito também adiantou que o Município, a ALL e Ministério Público do Estado (MPE) fizeram três reuniões para finalizar algumas questões e que ficaram definidas garantias. “O que nós fizemos foi buscar resolver as pendências e agora está tudo bem encaminhado”, reforçou Percival Muniz.

De acordo com a assessoria de imprensa do Governo do Estado, com a licença do Ibama, a ALL vai poder começar a operar, num primeiro momento, em caráter experimental e a expectativa é que isto ocorra entre agosto e setembro.

Conforme Francisco Vuolo, titular da Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), a parte da ferrovia – entre Itiquira e Rondonópolis – já tinha recebido a licença do Ibama e autorização de operação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Terminal deve começar a operar em caráter experimental até o final de agosto ou início de setembro

Ainda, de acordo com a assessoria de imprensa, a capacidade dos terminais de Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari, somam 12 milhões de toneladas por ano e essa capacidade vai agregar mais 5 milhões, chegando aos 17 milhões. “A entrada em operação do Terminal Intermodal de Rondonópolis vai reduzir e muito o engarrafamento durante o escoamento da produção, minimizando os problemas durante a safra”, avaliou Vuolo.

Contudo, a data de inauguração vai depender da agenda do Ministro dos Transportes, César Borges, e da confirmação da presença da presidente Dilma Rousseff, cujo convite será levado pessoalmente pelo governador Silval Barbosa.

A reportagem do  A TRIBUNA entrou em contato com a assessoria de imprensa da ALL, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno da empresa.

Fonte: Danielly Tonin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s