Movimentação de carga cresce 12,8%

A movimentação de cargas no porto de Santos cresceu 12,8% no primeiro trimestre, estabelecendo novo recorde de 24,8 milhões de toneladas para o período. As exportações foram o destaque. Subiram 20,3%, para 17,4 milhões de toneladas. Com isso, responderam por 70% do volume absoluto escoado no intervalo. Historicamente há um equilíbrio entre exportações e importações, com leve predominância dos embarques sobre os desembarques.

O destaque foi a explosão da safra agrícola, que vem travando o acesso rodoviário à Baixada Santista, num claro sinal de esgotamento da acessibilidade ao porto. As exportações de milho, antes secundárias, saltaram 678,9% de janeiro a março, chegando a 1,6 milhão de toneladas. Na comparação de março de 2012 com o mesmo mês deste ano, o aumento foi de 1.617%, para 45 mil toneladas.

O açúcar, já historicamente um dos líderes em volume absoluto, aumentou também muito no período. Os embarques cresceram 99,2% no primeiro trimestre, para 3,8 milhões de toneladas. Só no mês de março foram embarcadas 1,4 milhão de toneladas da commodity, mais que duas vezes o mesmo mês de 2012.

Já a exportação de soja, apontada como uma das vilãs dos megacongestionamentos, caiu. Os embarques do complexo soja (grãos e pellets) registrou queda de 18,5%, ainda assim, o volume nominal foi alto: 4 milhões de toneladas.

A movimentação de contêiner, onde é transportada a carga de maior valor agregado, cresceu 4,7%, totalizando 758 mil Teus (unidade padrão de um contêiner de 20 pés). O fluxo de navios no porto, contudo, caiu 8,2%, para 1.315 embarcações, resultado da substituição, pelos armadores, de embarcações menores por maiores, permitindo ganhos de escala na operação. (FP)

Fonte:Valor Econômico/Para o Valor, de Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s