Safra de grãos movimenta transporte de carga

O anúncio de que a safranacional  de grãos 2012/2013 deve atingir o recorde de 180 milhões de toneladas já movimenta o setor de Transporte Rodoviário de Carga (TRC) do Paraná. Por isso, Gilberto Antonio Cantú, Presidente do Sindicatodas Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), alerta os transportadores para tentar evitar a formação de filas de caminhões ao longo da BR-277. “Nossos associados seguem as regras do agendamento da entrega de carga pelo sistema Carga Online, da Administração dos Portos de Paranaguá (Appa). Agora, estamos reforçando a orientação da Appa para os motoristas quanto às novas rotas de acesso aos terminais de descarga”, explica.

Cantú ressalta, porém, que apesar dos esforços para resolver os problemas logísticos do Paraná, ainda é preciso melhorar. “Infelizmente as causas para as filas de caminhões na BR-277 vão muito além da falta de agendamento no sistema. O grande problema é que não há infraestrutura adequada para o escoamento da safra”, diz. Para o Presidente do Setcepar, além dos problemas habituais, a nova Lei dos Caminhoneiros também deve causar transtornos. “Como a Lei do Caminhoneiro limita o tempo de trabalho dos profissionais -a jornada está limitada a 10 horas para os contratados e a 12 horas para os autônomos, com intervalos de 30 minutos a cada 4 horas trabalhadas e um repouso ininterrupto de 11 horas a cada 24 horas- consequentemente teremos mais caminhões nas estradas para dar conta do escoamento. Isso se não faltar caminhão para este fim”, comenta.

Cantú destaca que, apesar dos esforços para minimizar os impactos do escoamento da safra, os entraves logísticos devem encarecer o frete. “Quem deve pagar a conta, mais uma vez, é a população na hora em que comprar os produtos no mercado interno”, finaliza.

Perfil do Setcepar
Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 5.000 empresas de transporte de cargas em 265 cidadesdo estado. O Setcepar oferece aos associados diversos serviços e eventos, para debater e fomentar melhorias no setor, e no relacionamento das empresas entre si e com demais setores da sociedade.

 Fonte: redacao@talkcomunicacao.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s