Portos registram crescimento acima do esperado em 2012

Alguns dos principais portos do país registraram bons índices de crescimento em 2012: Pecém, no Ceará, ampliou as atividades em 22% na comparação com o ano anterior. Foram 4,15 milhões de toneladas de cargas, sendo que as importações cresceram 37%, representando 80% da circulação no porto.
Em média, 35 embarcações atracaram por mês nas instalações cearenses.

Lideraram as importações os combustíveis minerais (1,38 milhão de toneladas), seguidos pelos produtos siderúrgicos (744 mil toneladas) e pelo cimento não pulverizado (650 mil t).

Entre as exportações, o destaque foi para as frutas (214 mil t), minério de ferro (172 mil t) e sal (51 mil t). De acordo com a Companhia de Integração Portuária do Ceará, Pecém é o porto brasileiro que mais exporta frutas no país, é responsável por 30% de tudo que é enviado ao exterior, e também é o líder em movimentação de cimento não pulverizado (detém 32% do mercado).

Com alta de 13% na movimentação em relação a 2011, o Porto do Itaqui, no Maranhão, alcançou os 15,7 milhões de toneladas de cargas transportadas, com 400 mil toneladas acima da meta para o período. O resultado deve-se, principalmente, ao aumento das importações de derivados de petróleo (7%) e de fertilizantes (33%), somados às exportações de soja (10%) e milho (1.330%).

Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o Complexo Portuário de São Luís – que inclui além do terminal público, os portos privativos de Ponta da Madeira (Vale) e da Alumar – encerrou o ano com o recorde de 133,8 milhões de toneladas movimentadas.

No Paraná, o incremento na movimentação foi de 12% no ano passado, totalizando 28,5 milhões de toneladas de cargas. O balanço divulgado pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) mostra que a receita cambial gerada foi de US$ 18,6 bilhões – US$ 1 bilhão a mais que no ano anterior.

Fonte: Guia Marítimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s