Terminal de Contêineres de Salvador inaugura ampliação de estrutura

Foto: Tecon Salvador
Com ampliação Terminal poderá receber navios de maior porte

A expansão do Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon) foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (30), no Porto de Salvador, após dois anos de obras e um investimento de R$ 180 milhões do Wilson Sons, grupo que tem a concessão de operação do terminal desde 2000.

Entre as principais obras está a ampliação do calado, profundidade que determina o porte dos navios que podem ser recebidos no porto.

Com o antigo calado, o Porto perdia cargas para outros estados, como Espírito Santo e Pernambuco. O já existente Cais de Água de Meninos teve o calado ampliado para 13,9 metros de profundidade e 377 metros de comprimento.

O maior calado e a dragagem do canal de acesso, que passou de 12 para 15 metros, permitem a entrada de embarcações do tipo post-Panamax, que podem passar de 300 metros de comprimento e transportar até 1,1 mil TEU, medida equivalente a um contêiner de 20 pés.

Para o governador Jaques Wagner, presente na inauguração, as obras são o primeiro passo para revitalizar o Porto de Salvador.

“A gente perdeu cargas esperando essa ampliação. Temos que manter o que a gente já tem e ir buscar cargas perdidas e cargas novas, isso vai ficar a cargo do Tecon”, disse o governador.

Segundo Wagner, preços competitivos e rapidez de embarque e desembarque são necessários para recuperar esse mercado para a Bahia.

“Nosso grande desafio é primeiro resgatar as cargas baianas, depois trazer para cá cargas de outros estados”, afirma o diretor-executivo do Tecon Salvador, Dermir Lourenço Júnior.

“E também, na cabotagem, fazer com que as cargas que atualmente são transportadas pelo modal rodoviário passem para o modal marítimo.”

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, aposta na Via Expressa, prometida para o primeiro semeste de 2013, para garantir a acessibilidade ao Terminal.

“A expansão do Terminal de Contêineres faz aumentar a velocidade de operação e diminuir a retenção de navios que ficam ao largo. Por outro lado, um porto como o de Salvador dependende da acessibilidade. E quanto mais eficiente, melhor também para a cadeia logística”, disse o ministro.

Novo cais

Criado para a expansão e inaugurado em setembro deste ano, o Cais de Ligação tem 240 metros de comprimento e 12 metros de profundidade e poderá receber navios de menor dimensão, com ênfase para a navegação de cabotagem, feita por navios que trafegam dentro do País.

O Terminal também ganhou uma área de 44 mil metros quadrados, totalizando 150 mil metros quadrados, e adquiriu três portêineres, usados para carga e descarga.

Com as mudanças e ampliações, já foram registrados recordes em operações. No mês de outubro, foram movimentados 6,5 mil contêineres, um crescimento de 70% em relação a média de exportação no período.

Tribuna da Bahia Online - Salvador, Brazil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s