Tecon inaugura Terminal de Contêiner

Operado pelo grupo Wilson, Sons, o Tecon inaugura nesta sexta-feira, o novo terminal de Contêiner de Salvador. A empresainvestiu R$ 160 milhões nas obras de ampliação, modernização, dragagem e aquisição de novos equipamentos.

A capacidade de movimentação do novo terminal passa a ser de aproximadamente 530 mil TEUS por ano, o que equivale a mais do dobro dos 250 mil TEUS/ano de antes da ampliação. O evento, marcado para as 1Oh, terá a participação do governador Jaques Wagner.

Na configuração atual, o Tecon conta com três novos portêineres Super Post Panamax, capazes de atender às maiores embarcações em operação no mundo, e seis novos RTGs, os primeiros totalmente elétricos da América Latina.

O espaço também está equipado com dois cais em operação: o Cais de Água de Meninos, que atende a embarcações de longo curso, e o Cais de Ligação, preferencial para navios de cabotagem. “Após o processo de expansão e modernização, o terminal torna-se a principal porta de desenvolvimento do Nordeste”, afirma o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior.

O novo terminal foi comentado ontem por Wagner na edição de ontem do programa de rádio Conversa com o Governador. Segundo o gestor do Estado, a expansão do terminal de containeres coloca “a capital baiana no mesmo patamar dos melhores terminais da América Latina”.

Jaques Wagner destacou que serão implantados três modernos equipamentos capazes de atender às maiores embarcações em operação, juntamente com seis novos ‘guindastes de Pórtico Montados Sobre Pneus (RTG)’, espécie de esteiras rolantes para deslocamento dos contêineres, os primeiros totalmente elétricos da América Latina.

“Com isso, a operação se torna mais competitiva, mais rápida, fazendo com que os navios percam menos tempo para embarcar e desembarcar seus produtos”. De acordo com Wagner, a Bahia possui uma capacidade de movimentação de cerca de 13,2 milhões de toneladas por ano.

“Este é mais um passo para melhorar a operação portuária na Bahia, além do nosso Terminal Turístico, que também está sendo construído”.
Tribuna da Bahia Online - Salvador, Brazil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s