Importadores terão cotas sem aumento de IPI – novas marcas deverão chegar

O governo definiu que também haverá cotas para empresas que importam carros para o Brasil, mas que apresentem planos de produção para o futuro.

A medida visa tanto facilitar a entrada de uma marca já com planos de produção quanto atrair outros possíveis investimentos no futuro.

As cotas estarão isentas do aumento de IPI, mas as empresas de planejam produção no país terão de recolhê-lo e depois ganharão os créditos quando começar a operação. A cota ainda não foi definida, mas vai garantir até 50% do que será produzido.

Assim, quem se dispõe a produzir no futuro 1.500 carros por mês, vai poder importar agora 750 sem pagamento de IPI maior. Esse valor será devolvido já na produção. Além disso, o crédito só será válido para modelos do mesmo segmento.

Haverá ainda cotas isentas de aumento para importadoras que ainda não possuem planos para produção, mas que com o aumento das vendas, possam definir projetos de fábrica local. A cota sem IPI maior será garantida pelo governo para facilitar sua entrada no mercado.

Já para as montadoras instaladas no país, haverá cotas para importação de determinados modelos sem aumento de IPI. Este caso só será válido para investimentos em uma linha de produção para o mesmo ou gastos com tecnologia nos demais produtos.

Agora vamos esperar que estas cotas estejam definidas pelo governo, o que deverá acontecer em alguns meses. Com isso, novas e velhas marcas estrangeiras poderão novamente pensar em vender seus carros no país.

O mercado nacional já mostrou que tem potencial para atrair investimentos de segmentos diversos. De carros  populares a modelos de luxo de marcas Premium, todos querem ganhar um pedaço maior do mercado nacional.

[Fonte: Estadão]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s